sábado, 16 de maio de 2009

Bloglines x GoogleReader



Os softwares leitores de RSS como o Bloglines e o Google Reader, que foram testados por mim durante três dias, são aplicativos que hierarquizam notícias das fontes – sites- selecionados pelo usuário. A sigla RSS indica que existem os chamdos Web Feeds.
Em geral, a feed não é o blog ou a página de notícias em si, mas uma página avulsa escrita utilizando algum padrão RSS (criada automaticamente por algum software). Os leitores RSS usam este padrão para organizar as atualizações e assim facilitar a leitura.
Há diversos leitores RSS disponíveis e grátis. Podemos citar RSS Captor, RSS Magnet Reader, RSS Bandit, Feed Reader, Bloglines e RSSOwl. Talvez o mais famoso seja o Google Reader, da Google, e que oferece diversos recursos interessantes.
Características do Google Reader:
1. É integrado com sua conta do Orkut ou outro serviços que você utilize da Google, como o Gmail
2. Funciona em todos os sistemas operacionais
3. Tudo o que for salvo em sua conta poderá ser acessado de qualquer computador
4. É possível compartilhar seus feeds com colegas
5. Para cada usuário, o Google Reader cria (automaticamente) uma página pública em que são postadas, em formato de blog, as notíciasescolhidas
Na página pública, é possível visualizar a identificação do dono no canto superior direito e, na coluna da esquerda, os posts compartilhados. A página pública de um usuário pode ser acessada por qualquer outro usuário, tenha ou não uma conta no gmail (ou qualquer outro serviço da Google). Mas fica mais fácil para aqueles que têm conta no Google Reader: existe um espaço dedicado à exibição dos itens compartilhados de seus colegas.O Google Reader também é de fácil utilização, tal como o Bloglines.
A sua lista de feeds começa vazia. Para adicionar uma entrada, basta copiar o endereço de uma feed da qual você deseja obter atualizações. Em Shared Items, você poderá encontrar seus itens compartilhados e o endereço de sua página pública. As seções Notes e Trends armazenam notas escritas pelos usuários e mostram as atividades em números e estatísticas. Estas opções podem ser úteis para os blogueiros.Também é possível organizar seus feeds em pastas, discriminando assuntos, autores, etc. Tanto no Bloglines quanto no Google Reader.
Trabalho jornalísticoAtualmente, o trabalho de pesquisa jornalística ficou ainda mais prático para os profissionais. Com os leitores de feeds é possível selecionar assuntos e economizar bastante tempo. Mas não se engane. Os periódicos costumam atualizar seus conteúdos em um determinado horário, enviando dezenas de notícias por vez. Portanto, é importante não apenas inscrever-se em milhares de feeds, mas também saber selecionar quais notícias ler e quais simplesmente marcar como lidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário